Quais operadoras têm 5G no Brasil?
- Tecnologia 5G
- Publicado em 17/02/2022 08:00
Quais operadoras têm 5G no Brasil?
No Brasil ainda não existe rede específica para a tecnologia 5G com frequências superiores, no entanto algumas empresas lançaram suas redes 5G dentro das frequências existentes. As quatro principais operadoras do Brasil – Tim, Vivo, Claro e Oi – lançaram plataformas testes de 5G.
A efetiva rede 5G depende do leilão para a implementação da nova rede. Com a publicação do edital pela Anatel, os fornecedores interessados enviam propostas para participar do leilão de concessão da exploração das faixas. Para os municípios com mais de 30 mil habitantes, estão previstos compromissos de atendimento já com tecnologia 5G.
O vencedor passa a explorar essa tecnologia, que pode ser usada pelas operadoras de telefonia móvel e outros segmentos que usam rede móvel, seguindo regras do contrato firmado com a Agência.
Quais países tem tecnologia 5G?
Hoje o 5G já está disponível em cerca de 34 países como: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Suécia, Suíça, Finlândia, Japão, China, Taiwan, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Kwait, Austrália, Noruega e Alemanha. A Coreia do Sul foi o primeiro país a lançar o 5G comercialmente, em abril de 2019.
Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), para atrair investidores para o 5G brasileiro é preciso apressar o passo da licitação e garantir que o modelo regulatório do Brasil 5G proporcione condições de custo, cobertura e rapidez de implementação pelo menos equivalentes às de outros países.
Além da decisão sobre o leilão de frequências para a cobertura pública de 5G, o setor produtivo defende que a Anatel regulamente as redes privadas, assegurando o acesso a um espectro de frequência para uso específico da indústria. É o que já acontece na Alemanha, nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Japão.
Acompanhe-nos nas redes sociais e tenha acesso a conteúdos semanais:
#Inovação #Tecnologia #escola #educação #criatividade #cientifico #rv #VR #realidadevirtual #lgpd #gdpr #ciberseguranca #seguranca #dados
0 Comentários